Por que buscar a psicoterapia?
A psicoterapia é um processo que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita uma transformação e ampliação da consciência do paciente acerca de sua vida e das questões para as quais necessita encontrar respostas, por meio de um exame sistemático da vida interna do paciente.
A busca pela psicoterapia está diretamente relacionada à existência de um incômodo, insatisfação, dor, angústia ou sofrimento, o qual se manifesta através de diferentes sintomas (ansiedade, depressão, estresse, fobias, distúrbios alimentares; pouca adaptação ao meio, reações desajustadas, etc.) e com o qual a pessoa (ou sua família ) não consegue encontrar sozinha uma resolução eficaz.
Por meio do processo psicoterápico o indivíduo acaba se deparando com a complexidade de sua situação a qual não mais é somente identificada com o sintoma, mas com questões muito mais profundas como: perda da identidade, perda do sentido da vida, sentimentos profundos de rejeição, entre muitos outros aspectos.
É um processo único e individual, cujos objetivos e alcance dependerão das necessidades e potencialidades (conscientes e inconscientes) de cada paciente em específico, num dado momento de sua vida.
É de extrema importância que a pessoa que busca uma terapia encontre um terapeuta que se prontifique a ajudá-lo, por meio de uma relação genuína, interessada, sigilosa e acolhedora.
É através dessa relação de confiança e empatia que o terapeuta poderá auxiliar o paciente a encontrar suas próprias respostas e despertar suas forças curadoras.
*Lilian Marin Zuchelli e Marcela Alice Bianco