Novembro Azul e a importância de se cuidar
Queria aproveitar o mês temático do #novembroazul e deixar um lembrete: é imprescindível prevenir ao câncer de próstata, mas também é preciso cuidar da saúde mental!
Quando o assunto é cuidado da própria saúde, a maioria dos homens é negligentes consigo. Ao adentrarmos a seara da saúde mental então, nem se fala!
Eles demoram muito mais para reconhecer o problema e buscar ajuda para sofrimentos psicológicos.
Podemos levantar como a principal hipótese para isso, o machismo, que mesmo privilegiando os homens, lhes imputam um preço, e cobram a reprodução do modelo cisheteronormativo. Ao crescerem ouvindo que “homem não chora”, há a internalização da proibição de sentir, tampouco falar sobre seus sentimentos.
Alguns chegam no consultório e não conseguem sequer nomear o que sentem. Eles sabem que sofrem e que aquilo gera consequências, mas não aprenderam o que são esses sentimentos, como lidar com isso que não lhes foi permitido sentir? Muitas vezes existe a crença de que não nomear e não falar sobre o sentimento iria de alguma forma fazer aquilo magicamente desaparecer. Infelizmente as dores e o sofrimento não somem assim. Por isso, não muito raro, o principal sintoma da depressão entre eles é a irritabilidade, por exemplo.
O que precisamos falar aos homens é que eles podem ser ouvidos, que está tudo bem não estar bem o tempo inteiro e principalmente: que se cuidar não é sinal de fraqueza.
* Rayssa Karla Dourado Porto - Psicóloga CRP18/02443